Armindo Daniel Tiago Tiago
Armindo Daniel Tiago, licenciado em Medicina pela UEM (1993), especialista em Endocrinologia desde (2009), lecciona fisiologia na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane há 30 anos. Na Faculdade de Medicina desempenhou sucessivamente as funções de Assistente Docente, Coordenador de Departamento e Chefe do Gabinete de Garantia de Qualidade.
A sua tese de doutoramento em genética de doença cardiovascular complexa (Universidade de Wits 2003) contribuiu para um melhor entendimento e compreensão da hipertensão e insuficiência cardíaca em pacientes de ascendência africana.
Como membro (2004) e Presidente da Associação de Diabéticos de Moçambique (2012-2021), Tiago contribuiu para um melhor atendimento à pessoas com diabetes mellitus em Moçambique, escrevendo directrizes, proporcionando formação e supervisão a profissionais de saúde em todo o país.
Como investigador, Tiago tem participado regularmente em eventos científicos nacionais e internacionais em áreas de interesse como a malária, diabetes e educação médica, tendo publicado mais de 30 artigos científicos, manuais e normas.
Tiago trabalhou como consultor nacional de gestão de casos para o Programa Nacional de Controlo da Malária em Moçambique. Nesta posição, foi co-autor na redação das Diretrizes Nacionais contra a Malária de 2002 até 2020.
Como fisiologista (actualmente Professor Associado), Tiago acredita que a melhoria dos cuidados de saúde é resultado da integração e da acção interdisciplinar com a definição clara de papéis entre os intervenientes.
De 2016 a 2019 Tiago desempenhou o cargo de Vice-Reitor (administração e recursos) na Universidade Eduardo Mondlane.
Tiago é membro da Ordem dos Médicos de Moçambique, desde 2006 e da Associação Médica de Moçambique, desde 2000.