Ivan Nicolai Alfredo Manhiça
Ivan Manhiça é médico de saúde pública e actualmente exerce as funções de Secretário Permanente do Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU). Possui mais de dez anos de experiência na concepção, gestão, implementação, monitoramento e avaliação de programas de saúde, bem como no desenvolvimento de políticas, diretrizes, padrões e legislação de saúde, com foco no controle da tuberculose.
Antes deste cargo, assumiu o de Director do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (TB), Chefe do Programa Alargado de Vacinação (PAV) e Coordenador do Projeto de bolsas REACH para TB fornecidas pela Parceria Stop TB. Liderou o desenvolvimento de dois planos estratégicos e operacionais para o Programa Nacional de Controlo da TB (2014-2019 e 2021-2030), assim como o processo de revisão do Programa Nacional de Controle da TB em parceria com a Organização Mundial da Saúde (2018).
A sua folha de serviço inclui também liderar o processo de introdução e expansão de novas tecnologias de diagnóstico de TB (microscópios LED e GeneXpert) e desenvolver e implementar o primeiro Inquérito Nacional de Prevalência de TB em Moçambique. Este trabalho de investigação resultou em mais de 15 publicações relacionadas com o VIH e a TB.
O Secretário Permanente do MISAU, também é membro do Comité Consultivo de Treinamento (TAC) para o Programa de Treinamento e Pesquisa em Informática Biomédica Vanderbilt-Moçambique (VM-BMI), aapoaindo o a alinhamento das actividades do VM-BMI com as prioridades de nível nacional de Moçambique para a pesquisa do HIV e a informar a equipa sobre as necessidades prementes de investigação e capacitação do país.
Possui Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil; Instituto Nacional de Infecciologia (IPEC/INI), e licenciada em Medicina Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.