O Departamento de Comunicação e Imagem tem as seguintes funções:
- Planificar e desenvolver uma estratégia integrada de comunicação e imagem do Ministério;
- Contribuir para o esclarecimento da opinião pública, assegurando a execução das actividades da comunicação social na área da informação oficial;
- Promover, no seu âmbito em colaboração com os demais sectores, a divulgação dos factos mais relevantes da vida do Ministério e de tudo quanto possa contribuir para o melhor conhecimento da instituição e pela sociedade moçambicana;
- Apoiar tecnicamente o Ministro na sua relação com os órgãos e agentes da Comunicação Social;
- Gerir actividades de divulgação, publicidade e marketing do Ministério;
- Assegurar os contactos do Ministério com os órgãos de comunicação social;
- Promover a interacção entre os públicos internos;
- Promover bom atendimento público interno e externo;
- Coordenar a criação de símbolos e materiais de identidade visual do Ministério;
- Promover a divulgação da missão, visão, acções e objectivos estratégicos do Ministério;
- Documentar e divulgar experiências das Direcções Provinciais de Saúde, Serviços Distritais de Saúde e Instituições do Serviço Nacional de Saúde;
- Coordenar as campanhas publicitárias do Ministério;
- Realizar outras actividades que lhes sejam superiormente determinadas nos termos do presente Regulamento e demais legislação aplicável.
Nelson Belarmino
Chefe do Departamento
Nelson Belarmino Samussone Matsimbe, mestre em gestão de marketing e comunicação empresarial pela UCM – Universidade Católica de Moçambique (2017), foi sucessivamente, chefe de redação (2015), director adjunto regional norte de informação (2014) e delegado provincial de Nampula (2009-2014) do Grupo SOICO (STV e Jornal O País).
De 2010 a 2013 trabalhou como assessor de imprensa na Universidade Lúrio (UniLúrio), tendo nessa qualidade sido o elo entre a instituição de ensino e a comunicação social.
Dirige, desde 2016 o departamento de comunicação e imagem do Ministério da Saúde, tendo como responsabilidades, assessorar o Ministro e a direcção do ministério na relação com os órgãos e agentes da comunicação social; gerir as actividades de divulgação, publicidade e marketing do Ministério da Saúde, unidades orgânicas, instituições subordinadas e tuteladas.