24 Nov 2025, Seg

MINISTRO DA SAÚDE DESTACA CONTRIBUIÇÃO DA CHINA PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE

Maputo, 27 de Outubro de 2025 — O Ministro da Saúde, Ussene Isse, destacou, na tarde de hoje, o papel estruturante do apoio prestado pela República Popular da China ao sector da saúde moçambicano, durante a cerimónia de troca das Equipas Médicas Chinesas, realizada no Hospital Central de Maputo.

Na sua intervenção, o governante sublinhou que a cooperação entre Moçambique e a China no domínio da saúde remonta aos primórdios da independência nacional, tendo-se consolidado ao longo dos anos com investimentos contínuos e direccionados às principais prioridades do sector.

A República de Moçambique beneficia do estruturante apoio do Governo da República Popular da China desde os primórdios da nossa independência nacional, tendo este apoio se alargado progressivamente aos diversos domínios do sector de saúde”, afirmou o Ministro.

O titular da pasta da Saúde enalteceu o impacto positivo deste apoio, que tem contribuído para o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, melhorando a resposta às grandes pandemias e promovendo intervenções mais estruturadas e sustentáveis.

Os investimentos da China têm-se repercutido no fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde, tornando as nossas respostas mais eficazes e em prol de mais e melhores serviços ao utente”, acrescentou.

Durante a cerimónia, o Ministro expressou o reconhecimento e gratidão à equipa médica chinesa cessante, que concluiu a sua missão em Moçambique, destacando a sua dedicação e zelo na prestação de cuidados de saúde humanizados e de qualidade.

Saudamos com satisfação a equipa médica chinesa que hoje se despede do nosso solo pátrio pela sua dedicação e zelo na provisão de cuidados de saúde de qualidade e humanizados aos utentes por si tratados”, disse.

A cerimónia contou com a presença da Embaixadora da República Popular da China em Moçambique, do Director-Geral do Hospital Central de Maputo, do Director Nacional de Assistência Médica, do Director Nacional de Planificação e Cooperação, entre outros quadros do sector da saúde.

O evento foi igualmente testemunhado por médicos especialistas chineses, profissionais de saúde moçambicanos e outros convidados, que acompanharam o momento simbólico de transição entre as equipas médicas.

No encerramento da cerimónia, o Ministro reiterou que a saúde é uma prioridade de governação, reafirmando o compromisso do Governo em garantir serviços cada vez mais próximos e eficientes para todos os cidadãos.

A saúde é a condição principal para o desenvolvimento dos indivíduos, das comunidades e dos países. O nosso compromisso é garantir cada vez mais e melhores serviços”, concluiu o Ministro, lembrando o lema do sector: “O nosso maior valor é a vida.”

MISAU – DCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *